Outubro Rosa: lembrete para cuidar da sua saúde

Doença atinge mulheres especialmente acima dos 35 anos, mas prevenção é essencial em todas as idades

Estamos mais uma vez no Outubro Rosa! Você sabe por que este mês foi escolhido para representar a luta contra o câncer de mama? Em 1990, o laço cor-de-rosa foi apresentado pela Fundação Susan G. Kome for the Cure como símbolo da prevenção à doença. Usado na primeira Corrida pela Cura, em Nova York, ainda na década de 90 passou a ser adotado por várias instituições pelo mundo, que começaram a divulgar e fomentar ações relacionadas à prevenção do câncer de mama.
A doença é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo – 25% dos diagnósticos de câncer são deste tipo. O tratamento, como em qualquer doença, é mais eficaz se o câncer de mama for descoberto em estágio inicial. Por isso é tão importante fazer os exames de prevenção regularmente – e o Outubro Rosa serve para nos lembrar disso!
O exame é simples, pode ser feito em casa, apalpando as mamas com os braços erguidos. Mas isso não exclui a visita ao médico, que vai solicitar o exame mamário feito em laboratório – é rápido e indolor na maioria dos casos.
Faça parte do Outubro Rosa: aproveite este mês para visitar o médico e compartilhar a importância dos exames com suas amigas e familiares. Prevenção ainda é o melhor remédio!


Nenhum Comentário »

Deixe um comentário